O que é humanizar na contabilidade?
É personalizar o atendimento ao cliente; é respeitar a intimidade e as diferenças; é valorizar e aplicar a ética; é acolher e assistir o cliente de forma individualizada; é ter uma comunicação transparente na troca de informações para gerar confiança e segurança; é saber ouvir e valorizar as questões humanas.
A humanização das relações pode contribuir com a geração de conexões riquíssimas, permitindo-nos ver que existe uma realidade além da nossa, uma vez que essa prática requer a necessidade de se doar, nem nada esperar em troca. Essa ação requer resiliência e muitas das vezes autoavaliação.
No entanto, pode gerar transformações pessoais incríveis que nos permitem alcançar sonhos inimagináveis.
A decisão de se colocar no lugar do outro para fazer a diferença, estimula o aumento do nível de cooperação, segurança e produtividade: ou seja, quando se identifica os propósitos, aumenta-se a sustentabilidade das relações e o comprometimento com a eficácia dos propósitos.
Conjecturando este contexto no mundo dos negócios, onde em sua essência existe uma responsabilidade social, tendo em vista que o alvo são as vidas e sonhos, percebe-se que a Contabilidade é uma profissão que está intimamente relacionada com esse ambiente. E, dada a natureza da essencialidade da profissão, a humanização na contabilidade propicia de forma colaborativa a realização de sonhos e a transformação de vidas, uma vez que a contabilidade é mentora no processo de geração de riquezas. Do ponto de vista humanístico, a contabilidade é a ciência que cuida da saúde financeira e econômica das pessoas e das empresas. Entretanto, para que a humanização na contabilidade ocorra e para que o mundo dos negócios entenda o papel da contabilidade, exige-se uma força-tarefa do profissional, no sentido de compreender que humanizar não é uma técnica, uma ciência, uma arte ou um padrão, é um processo de vivência que perfila por todos os ambientes em que o homem está inserido.
Há roteiros na humanização contábil?
Não. O profissional com inteligência emocional doa-se no sentido da compreensão e da geração de valores com base no propósito dos negócios e das vidas envolvidas. Visa, assim, gerar conhecimentos que transformam negócios. A parte técnica é consequência das exigências requeridas dos atos normativos. Nesse processo, todos ganham, porque o resultado da humanização se reflete no conforto pessoal, profissional, na qualidade de vida, na longevidade, na saúde mental, no bem-estar e nas relações interpessoais e profissionais. Portanto, o conhecimento, técnica, habilidades e inteligência emocional, permite conquistar lugares insólitos.
Portanto, é extremamente notável que a contabilidade se faz necessária em todas as relações de negócios e porque não dizer de “vidas”. É uma ciência social encantadora que permite o profissional fazer a diferença na vida das pessoas, uma vez que um projeto nasce de uma necessidade, de um desejo ou de um sonho.
No entanto, é necessário ter em mente que o processo de evolução do ser humano é eterno. Nesse processo de evolução e humanização, nosso objetivo é doar-se e colocar no lugar do outro, é inspirar pessoas a ousarem diante de seus desafios.